fbpx

A Esperança precisa morrerPosted by on


Eu tenho uma tendência bastante grande a odiar ditados populares. Sabe aquelas coisas que são repetidas e repetidas durante gerações e que acabam criando axiomas ou “verdades incontestes”, que muitas vezes são utilizadas para justificar alguma coisa? Por exemplo: “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura” e coisas assim?

Pois é. Eu acho que em algum momento essas ideias até fizeram sentido, mas é provável também que o que fez essas ideias terem sentido um dia, já se modificou a ponto de ter se tornar outra coisa e, mais importante que isso, pode ser que simplesmente esta coisa, este texto, esta ideia, não caiba no contexto geral do que está acontecendo. Por exemplo? Não adianta imaginar que, se você se manter fazendo as mesmas coisas, uma hora o seu marido/esposa abusivos vão mudar. Em geral, eles não mudam.

Dado este contexto, gostaria de trazer um ditado em particular para a discussão: A esperança é a última que morre.

No geral, acho que este ditado está realmente correto: sempre estamos esperando alguma coisa. Entretanto… acho que não deveria ser assim.

Bom, antes de mais nada, sinto-me na obrigação de contextualizar o que é a dita “esperança” da qual vamos falar e que o ditado trata, isso porque tenho certeza que diversos Magos Anjos aparecerão por aqui e farão o que sempre fazem: interpretarão a palavra de acordo com sua vontade, não com a realidade. Nenhum problema em você fazer isso, mas para que a comunicação fique centrada, então segue o significado da palavra:

Esperança

  1. Ato de esperar aquilo que se deseja obter.
  2. Expectativa na aquisição de um bem que se deseja.
  3. Aquilo que se espera, desejando.

(MICHAELIS)

Leia bem a primeira frase e me diga se não existem problemas aqui. “Ato de esperar aquilo que se deseja obter”. A minha pergunta é: esperar o que?

Não no sentido de qual o seu objetivo, mas esperar o que para ter aquilo que se quer?

Confesso que já fui assim e isso aconteceu durante muito tempo em minha vida, provavelmente por conta do ditado que foi martelado em minha cabeça durante muito tempo da minha vida, principalmente pela religião. Aliás, quem melhor que a religião para usar esse tipo de argumento?

Com o tempo e a maturidade, comecei a perceber que esperar não me leva a lugar nenhum, mesmo quando eu não saiba que lugar é esse que tenho que ir. Não adianta esperar para ter uma vida melhor, adianta eu me mover, lutar, correr e aguardar o resultado. Talvez o “esperar” entre no lugar deste “aguardar”, e se for assim eu aceito meu erro de interpretação, mas o que vemos em geral, não é bem por ai.

O que eu mais vejo são pessoas trabalhando da mesma forma e sendo o que sempre foram com a esperança de mudar. São pessoas que acreditam em deus ou em uma divindade, continuam fazendo a mesma coisa do mesmo jeito e esperam mudar. São pessoas que esperam e esperam. Só esperam.

Enquanto na escola, elas vão, assistem aula e esperam o colégio.

No colégio, esperam a faculdade.

Na faculdade, esperam o diploma.

Com o diploma, esperam o emprego.

Na segunda, esperam a sexta.

Na sexta, esperam a segunda.

Que tipo de vida é essa? Que tipo de perspectiva é essa que está sempre no além, não no agora?

Para que esperar o diploma chegar? Você quer dinheiro, então comece a inventar formas de ganha-lo. Não precisa ser um emprego, podem ser outras formas, tem tanto jeito de se ganhar dinheiro hoje em dia. Tudo bem, sei que é difícil, mas o que precisa para ser fácil? Esperar é que não é, certo?

A mensagem que quero deixar pra você é: não tenha esperança. Nunca. Faça o que você quiser em vez de esperar alguma coisa acontecer. Não espere ter mais dinheiro para comprar um carro novo: faça mais dinheiro. Não espere a vida mudar: mude a vida. Não espere uma promoção; faça seu trabalho tão bem que seu chefe não tenha outra escolha a não ser te promover. FAÇA a coisa, não espere.

Porque ninguém vai fazer por você.

A esperança PRECISA morrer.

Inscreva-se para receber as novidades!

* obrigatório

Sobre esse assunto, você pode se aprofundar lendo:

Saiba mais sobre isso assistindo os vídeos abaixo:

0 0 votes
Article Rating

hermetismo e...

Causa e Efeitohermetismoiniciadolei do gênerolei do mentalismolei do penduloleis herméticasmundo magicoprofanorelacionamentovirus

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x
× Como posso te ajudar?