fbpx

Uma breve história:

A origem pagã do “dia das bruxas” tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol (símbolo antigo da perfeição celta). A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 a.C.) acabou unindo a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo.

Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de outono e o solstício de inverno, no hemisfério norte). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta.

A “festa dos mortos” era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam “o céu e a terra” (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como “médiuns” entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo

(Wikipédia)

Como será

O rito acontecerá no dia 31de outubro, domingo, terminando no dia 01, segunda e precisará ser feito por você, junto de nós. No dia de DOMINGO, você terá que preparar seu local, sua casa, onde você estiver para receber o rito. Isso quer dizer que, ao longo do dia, você precisará fazer uma bela limpeza, tirar o pó, passar pano nos móveis, renovar tudo o que estava velho. O rito começa aqui. Coloque uma música alegre, feliz, que vai embalar seu dia para que você receba a morte durante a noite. Sim, embora nos dias de hoje estejamos afeitos à uma situação mais fúnebre por conta do dia das bruxas, nosso rito será festivo, será um rito de força e magnitude. Nós estamos chamando o rito de Halloween, mas não podemos esquecer que neste mesmo dia, comemora-se o Samhain, o final de ano e início do ano novo. Portanto, é agora, no início do ciclo, que você precisa da maior força possível. Esta data, também simboliza a “volta dos espíritos dos mortos”, que retornam para visitar seus antepassados e se aquecer no fogo da lareira. Nós vamos usar tudo isso.

Depois de tudo isso, busque na sua despensa e geladeira, seu alimento para a noite. Geralmente usamos frutas e grãos, mas sabemos das limitações do isolamento social, então dê preferência para o que você já tem. Prepare sua mesa e a da sua família como se estivesse preparando um altar. É uma festa, então use o que você tem de melhor. Tente se lembrar de algum antepassado seu onde você depositava muito amor ou que, de alguma forma, representa para você uma pessoa forte e determinada, guerreira. Se conseguir fazer o prato preferido deste antepassado, também será ótimo.

Nós vamos começar o ritual as 22h. Tente estar com tudo pronto neste horário. Aqui serão feitos os sacrifícios (de frutas e grãos) e oferendas, você só vai ter que continuar seu jantar e deixar a energia fluir através dos membros da mesa. Se possível, depois, faça uma pequena festa: coloque música, dance um pouco com os seus familiares e pets. É importante ter alguma fonte de fogo aqui: velas, candeeiro, tocha, lanterna. Claro que o ideal seria uma fogueira, mas não queremos que você faça isso na sala de sua casa. Deixe a mesa para arrumar na segunda.

Quando você acordar, arrume a mesa. Jogue o que estragou fora, se possível, enterre os produtos orgânicos nos vasos e jardins. Continue celebrando, coloque música, dance. Se não for possível, privilegie as coisas felizes, compreenda o final de semana como um momento realmente de descanso.

Como participar

Nós faremos o rito todo aqui, você só precisará comemorar com os antepassados o rito feito. Essa comemoração é a forma como a energia movimentada daqui chegue até você. Para quem entende um pouco mais, esta é a forma de conexão com a egrégora que será montada aqui, utilizando a energia de todo o Samhain possível. Se você ainda precisar de um símbolo em particular (como o caosmagick usa os sigilos), você poderá usar uma vela acesa ou, melhor ainda, uma lanterna como a da foto.

Nós vamos cobrar uma pequena taxa de participação para auxílio do rito. Esta taxa não é obrigatória e você poderá participar e fazer tudo o que foi dito aqui por conta, mas o pagamento da taxa garantirá seu nome aqui conosco e a comunhão será direcionada a você. Sem o nome, sua participação se torna passiva, com o nome, sua participação é ativa.

Você deverá fazer o pix para ninodenani@gmail.com e enviar o comprovante para o whatsapp 11 996892833 até o dia 29 de outubro.

A taxa de inscrição é R$ 60,00.

Durante o final de semana do dia 30 e 31, então, você precisará realizar tudo o que foi dito no tópico “como será”, com seu intento em mente durante o maior tempo possível. Para facilitar, escolha itens que vão te ajudar a lembrar do intento e o deixe por perto, de preferência na mesa do jantar. Pode ser qualquer coisa, como por exemplo, você pode colocar uma foto de seu antepassado na mesa, para lembrar dele quando o rito estiver acontecendo, ou ainda, você pode colocar algum símbolo que represente força, como uma peça de ferro, um punhal.

Objetivos

Esse é um rito de força, de guerra e vitória, ao contrário do que costumamos fazer, é um rito de resultado a médio/longo prazo. A ideia aqui não é mudar pequenas situações da vida, mas sim dar a você a força para seguir sozinho em seu caminho, sua vida, sem que as pequenas demandas te façam desanimar. Não é um rito para que você consiga mais dinheiro no mês que vem, é um rito para que você consiga ter forças e poder para continuar até o próximo ano de cabeça erguida, enfrentando tudo de frente. Isso demanda tempo e, assim como as estações do ano, provavelmente você colherá frutos mais à frente.

Você não precisa nos dizer qual a mudança que pretende; nosso trabalho vai ser construir a egrégora e fazer sua conexão a ela, a energia de transformação do próprio rito irá atuar em sua vida a partir daí.

Agora é com você.

× Como posso te ajudar?