fbpx

Contradições HerméticasPosted by on


Vamos falar um pouco sobre um tema bem difícil de trazer, pois na maioria das vezes, as pessoas procuram um caminho certo e sem falhas, mas nós aceitamos, como ninguém, as Contradições Herméticas.

Contradições Herméticas são aquelas ideias que nós temos, ou tínhamos, mas por adições de novos fatos, acabam tendo que ser reavaliadas e, por conta disso, muitas vezes negadas.

Como assim?

Nós temos facilidade em entender certas informações como sendo últimas em nossa vida e nem percebemos o quanto somos hipócritas quando fazemos isso, dado que estamos sempre dizendo, a nós mesmos principalmente, que somos “buscadores” ou que não existem verdades absolutas.

Ora, se nós afirmamos que não existem verdades absolutas, então como podemos afirmar que certas coisas são verdade? Como podemos nos fiar de aceitar conceitos que nos foram ditos e, ao mesmo tempo, também afirmar que não existem verdades?

Acredito que o próprio ato de pensar a respeito disso já demonstra uma situação diferente dos demais pois, talvez, você mesmo nem tenha ainda chegado a isso.

Entender isso é entender o quanto você não está sujeito à Contradições Herméticas, o que não o dá a possibilidade de, advinha? Aprender.

Contradições Herméticas Vs. “Verdades”

Imagine que você é um religioso e, como tal, pratica sua religião. Imagine que você acredita em uma divindade monoteísta, ou seja, num deus que mantém o universo.

Por que você acredita nisso?

Não estou aqui para negar a existência de deus ou qualquer coisa assim, estou para te perguntar o motivo pelo qual você acredita nisso. As percepções que você teve a respeito disso, você já chegou a tentar explicar? A procurar outra situação?

Ou você simplesmente aceitou isso e nunca mais pensou a respeito?

Contradizer-se hermeticamente é bater as ideias que você já tem, com fatos novos. Eu já acreditei em deus e em divindades, hoje sou ateu, porque resolvi olhar a questão novamente e observar se ela fazia realmente sentido, mesmo depois de tanta informação que eu obtive.

Eu fico ainda me perguntando a respeito do meu contato com entes metafísicos também, para saber se isso faz sentido. Por enquanto ainda faz, mas pode ser que um dia não faça mais e eu preciso estar disposto a entender isso como… Contradições Herméticas.

Aprendizado através das Contradições Herméticas

Agora, é importante que você esteja pronto para aceitar as contradições. Um ser que aprende se contradiz quando aprende, pois a maioria do aprendizado vem da contradição. Pense assim: se você é um adulto hoje, provavelmente não acredita mais em papai noel, sabe que isso é uma lenda e, pior ainda, uma história mercantil.

Nem sempre, entretanto, foi assim. Antes você acreditava e até ia dormir para que o papai noel tímido pudesse aparecer. Sua vida girava em torno disso, a história do papai noel realmente fazia sentido para você a ponto de mudar sua vida.

Com o tempo, novas informações vieram até você e isso fez com que você mudasse, colocasse outras coisas na balança e, por conta disso, deixasse de acreditar. Isso quer dizer que hoje você se contradiz, mas só faz isso porque aceitou… aprender.

Infelizmente, quando nos tornamos adultos, esta capacidade de mudança se oblitera por conta da nossa própria vida cotidiana e não só tomamos posturas no sentido “eu sei isso assim”, como também passamos a somente escutar aquilo que corrobora, de alguma forma, com o que já acreditamos ser verdadeiro.

Apoie o projeto!

Mudanças das Contradições Herméticas

Eu tenho o canal do Youtube, por exemplo, onde exponho muitos resultados das minhas pesquisas e, ainda, muito da minha opinião. E já cansei de ouvir pessoas chegando e afirmando: Nino, gosto de você porque o que você fala tem muito a ver com o que eu penso. Em geral, eu aconselho as pessoas a pensarem o oposto também, procurarem outras informações conflitantes, porque aceitar aquilo que eu digo só porque você já pensava assim, não é uma boa forma de aprender.

Infelizmente (também) estamos sempre prontos a escolher pessoas que já dizem o que queremos ouvir como forma de dizer que sabemos mais. Procuramos confirmações de nossas crenças, não informações verdadeiras, ou seja, preferimos nos enganar para parecer certos, a buscarmos a verdade.

Você acha que isso não é um problema tão grande assim? E se eu disser que a atual presidência (não importa se você a acha boa ou não) só é quem é porque a maioria do Brasil se alinhou a uma pequena parte do discurso de duas ou três personalidades da internet?

Este pequeno alinhamento acabou por fazer a maioria das pessoas absorverem o restante do posicionamento por osmose. Assim:

– O Brasil é um país cristão, o Brasil é de cristo (o que é fácil de constatar pelas pesquisas do senso, por exemplo), logo, o candidato X que é contra cristo, não pode ganhar.

Fácil assim. De fato, o Brasil é um país cristão. Agora, a escolha do candidato tem a ver com políticas públicas, não com religião. Percebe?

É… isso é um problema.

Mas espero que você não esteja mais inserido aqui.

Inscreva-se para receber as novidades!

* obrigatório

Sobre esse assunto, você pode se aprofundar lendo:

Saiba mais sobre isso assistindo os vídeos abaixo:

hermetismo e...

Causa e Efeitohermetismoiniciadolei do gênerolei do mentalismolei do penduloleis herméticasmundo magicoprofanorelacionamento

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of